Entrar    
 
Quem Somos

  Quem somos

 
A Associação Nacional de Professores de Electrotecnia e Electrónica (ANPEE), fundada em 1989, pretende ser um pólo aglutinador, um porta-voz e um agente de valorização profissional..
Como pólo aglutinador, proporcionará o estabelecimento de laços de solidariedade entre os professores de Electrotecnia e Electrónica que, na sua maioria, se encontram isolados em escolas dispersas, onde os quadros dos respectivos grupos de docência são muito reduzidos. Estes professores sentem grande necessidade de se relacionarem com colegas de outras escolas, para debaterem problemas comuns, para trocarem experiências, para conhecerem outras dinâmicas, enfim, para crescerem profissionalmente. À ANPEE compete unir os professores e pô-los em diálogo.
Como porta-voz, dinamizará processos de reflexão e debate interno que, a partir do seu saber e da sua experiência de trabalho, farão emergir os pontos de vista dos professores de Electrotecnia e Electrónica, que por nós serão afirmados e defendidos nos processos de discussão pública e sempre que tal se mostrar necessário. A ANPEE terá que se ver reconhecida como um parceiro social activo, que tem uma palavra a dizer em questões de política de ensino que digam respeito aos professores que representa, não numa perspectiva meramente corporativista, mas com sentido de participação, de responsabilidade e de dignificação do ensino da tecnologia e, em particular, da Electrotecnia e Electrónica.
Como agente de valorização profissional deverá dinamizar uma formação contínua relevante e de qualidade, tanto na vertente técnico-científica, como na vertente da pedagogia e da didáctica específica. A nossa área técnica está em contínua e rápida evolução, o que exige de nós um constante esforço de actualização. Acresce a isto o facto de termos formações originais diversas, que não conseguem responder a todas as solicitações dos programas que temos de leccionar. A estas necessidades tem a ANPEE que dar uma resposta adequada, como tem que contribuir para o acesso a informação e a recursos que facilitem o desenvolvimento e o enriquecimento profissional dos seus associados.
É por sentir que são estas as aspirações dos professores de Electrotecnia e Electrónica que a equipa dirigente irá trabalhar com afinco na dinamização da ANPEE contando, para isso, com as sugestões, as críticas e o apoio activo de todos os colegas.
  
O que temos feito
 

Ao longo da sua existência a ANPEE tem desenvolvido uma considerável actividade, de que se destaca:

  • A organização de encontros nacionais de professores da área para troca de experiências e partilha de saberes;
  • A dinamização de colóquios e debates sobre temas de interesse no âmbito do ensino tecnológico e profissional;
  • A promoção de acções de formação para professores de Electrotecnia e Electrónica em parceria com centros de formação de associações de escolas, empresas e de instituições do ensino superior;
  • A edição de um sítio na Internet onde se divulgam as posições públicas assumidas pela associação, bem como um conjunto de informações e recursos úteis;
  • A emissão de pareceres ou de tomadas de posições públicas sobre a actualidade de política educativa, autónomas ou em parceria com outras associações de professores;
  • Contactos com a Ministra e outros responsáveis do Ministério da Educação;
  • Participação activa no SIAP – Secretariado Inter-Associações de Professores, o que tem permitido o acesso privilegiado a informação, a partilha de experiências e a tomada de posições comuns.
  • Representação das associações de professores no CNE – Conselho Nacional da Educação, exercida por um dirigente da ANPEE.
  • Assento no Conselho Científico para a Avaliação de Professores.
  • Realização do projecto DEAR Robot – Dinâmica Experimental na Aprendizagem pela Robótica. Durante os primeiros dois anos (de 2005 a 2007) começaram por se estabelecer parcerias com perto de uma centena de escolas básicas, secundárias e profissionais. O objectivo deste projecto foi a promoção, que a ANPEE continua a apoiar, da Tecnologia e da Ciência junto dos jovens através da experimentação, por parte destes, de um processo de concepção e realização de um pequeno robô móvel com as características necessárias para participar na prova de Busca e Salvamento do Festival Nacional de Robótica..

     

 Lista dos corpos gerentes para o biénio 2012-2014

 Direção Nacional

Cargo

Nome

Escola

Local. Escola

Presidente

António Manuel Ribeiro Simões Pereira

Escola Secundária da Lousã

Lousã

Vice-presidente

Victor Manuel Duarte Mendes

Escola Profissional de Sicó

Avelar

Tesoureiro

José Manuel Simões dos Reis

Escola Secundária da Anadia

Anadia

Secretário

António Alberto de Pinho Ceia

Escola Secundária Avelar Brotero

Coimbra

Secretário

Liberato Jo Costa

Agrupamento de Escolas António Sérgio

Vila Nova de Gaia

Vogal

Marco Alexandre Vasconcelos

Escola Secundária Serafim Leite

S. João da Madeira

Vogal

Maria Isabel Santos Nunes

Escola Secundária Emídio Navarro

Almada

Assessora

Maria Fernanda Perdigão Serra

Escola Secundária de Alvide

Cascais

 

Mesa da Assembleia Geral

Cargo

Nome

Escola

Local. Escola

Presidente

António Jorge Archer Pinto Cabral

Escola Profissional de Tecnologia Electrónica

Porto

Vice-presidente

Júlio de Jesus Costa

Escola Secundária Felismina Alcântara

Mangualde

Secretário

José António Dias Rodrigues

Escola Secundária Amato Lusitano

Castelo Branco

Secretário

Maria Benedita M. Côrte-Real

Escola Secundária Fontes Pereira de Melo

Porto

 

Conselho Fiscal

Cargo

Nome

Escola

Local. Escola

Presidente

Manuel Jacinto C. Medeiros Sardinha

Escola Secundária Tomás Cabreira

Faro

Secretário

Gilberto Sousa Figueiredo Abreu

Escola Secundária Dr. Bernardino Machado

Figueira da Foz

Secretário

José Paulo Valente Afonso

Escola Secundária de Tavira

Tavira

 

  
Copyright dotlink   Condições de Utilização  Privacidade